%20-%20Copia.jpg)


pesquisa


(RESEARCH)
A pesquisa científica é uma das colunas de sustentação das universidades, eminentemente das públicas. Aliás, impossível conceber a humanidade sem os princípios rigorosos do conhecimento científico, sem a pesquisa. Pensemos nos fármacos que amenizam a dor e, em alguns casos, curam; as grandes e pequenas obras de engenharia que levam alguns poucos à lua, e outros, ou ao trabalho diário; a degradação e recuperação de bens ambientais, pesares e desafios; celulares e computadores que pagam nossas contas e propiciam reencontros; os bebês, que falar do sonho da mater/paternidade, algumas vezes possível apenas e tão somente graças a um pesquisador (a); as células tronco/esperança! Enfim, tudo ou quase tudo, principalmente numa sociedade altamente tecnificada como a contemporânea, perpassa pelo caminho da pesquisa.
O processo de produção do conhecimento geográfico requer do pretenso pesquisador o domínio de métodos, metodologias, conceitos, teorias e técnicas. Tendo em vista as múltiplas possibilidades, abordagens, assuntos e áreas de interesse dessa ciência, por excelência plural, comumente é necessário produzir, espacializar e analisar dados quanti e qualitativos. Além disso, o espírito investigativo, paciente, inquieto, criativo, dedicado, combinados com habilidades de campo, gabinete e laboratório, são componentes primordiais para os que se lançam nos meandros do pesquisar. As habilidades supracitadas não necessariamente são inerentes ao pesquisador, mas podem ser desenvolvidas e motivadas pelo grupo de pesquisa do qual faz parte. Cumpre destacar que o laboratório de Geologia e Pedologia Ana Primavesi bem como seus integrantes, fazem parte do Centro de Estudo e Divulgação de Informações sobre Áreas Protegidas (APPs, RLs, APAs), Bacias Hidrográficas e Geoprocessamento (CEDIAP-GEO), coordenado pelo Prof. Dr. Edson Luís Piroli.
No referido laboratório são realizadas análises físicas de rotina: textura, densidade do solo e da partícula, volume total de poros (VTP) e estabilidade de agregados; química: pH; biológica: identificação de macro organismos do solo. Esses dados subsidiam pesquisas de iniciação científica, predominantemente subsidiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), sim a extensão também é pesquisa! Além de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado e laudos ambientais. Destaca-se que o referido laboratório conta com um Assistente de Suporte Acadêmico (ASA II), Jakson José Ferreira que, como a própria função sugere, dá o suporte necessário para as análises e atividades de campo.
As metodologias utilizadas são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Aliás...
O LABORATÓRIO DE GEOLOGIA E PEDOLOGIA DA UNESP/OURINHOS RECEBE O SELO DE QUALIDADE DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS (IAC)!
A análise granulométrica tem por finalidade determinar a dimensão das partículas que compõem uma amostra de solo, a saber: areia, silte e argila. Essa determinação é primordial para predizer o comportamento físico e mesmo químico do referido recurso. Portanto, a acurácia na obtenção dos resultados garantirá tomada de decisão mais precisas, que vão ao encontro com as áreas de interesse das ciências agronômicas, engenharia civil e ambiental, entre outras.
Nesse sentido, no ano de 2012 o referido laboratório cadastrou-se no Programa Anual de Ensaio de Proficiência do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), destinado a Laboratórios de Análise de Solos para fins agrícolas, visando uma política interna de melhor qualidade para obtenção de dados de granulometria, garantindo assim, excelência nas pesquisas realizadas.
Para obtenção do selo do programa, os laboratórios cadastrados devem enviar os resultados das amostras “cegas” recebidas durante a reunião anual do IAC, e atingir no mínimo um índice de excelência de 75%. Os laboratórios são cadastrados em cada conjunto analítico (básico, micronutrientes e granulometria), com as letras A, B, C ou D, conforme Tabela abaixo.
Nos anos de 2016, 2017, 2018, 2020 e 2021, o laboratório da Unesp/Ourinhos atingiu conceito A, ficando entre os primeiros do Brasil no ranking de classificação do IAC, em análises de granulometria.
A obtenção do SELO representa um trabalho complexo de professores, servidores técnicos administrativos e discentes, que se empenham durante todo o ano para garantir não somente a maximização dos trabalhos, mas a alta qualidade do mesmo. Agradecimentos especiais para Jakson José Ferreira, Assistente de Suporte Acadêmico II, sem o qual essa conquista não seria possível. À coordenação executiva, na figura dos Profs. Drs. Edson Luís Piroli e Andréa Aparecida Zacharias, pelos recursos financeiros, estímulo e apoio. À Profa. Dra. Marcilene dos Santos, por viabilizar o trâmite burocrático. Aos demais colaboradores, mesmo anônimos, não menos importantes, nosso muito obrigad@.


Alguns egressos que realizaram suas pesquisas no LABGEOLPED E COM O QUE TRABALHAM ATUALMENTE:
Anahi Chimini Sobral: Dra. pelo INPE (02 anos e meio de IC FAPESP).
Angélica Scheffer da Motta Abrantes: doutoranda do PPG em Geografia da FCT/Unesp Câmpus de Presidente Prudente (02 anos de IC FAPESP); professora da rede particular de ensino.
Camila Al Zaher: doutoranda do PPG em Geografia física da USP (02 anos de IC FAPESP); atualmente atua como geógrafa numa empresa privada.
Carlos Eduardo Barros: aluno de mestrado do PPG em Agroecologia e Desenvolvimento Rural no Centro de Ciências Agrárias da UFSCar/Araras (02 anos de IC FAPESP); professor do SESI.
Estevão Conceição Gomes Júnior: doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), 01 ano de IC da PROPE/Unesp.
Gabriel Ferreira Damasceno: mestre em Agronomia, Ciência do Solo pela FCAV/Câmpus de Jaboticabal (02 anos de IC FAPESP); atua como agrônomo numa multinacional.
Jakson José Ferreira: mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da FCT/Unesp Câmpus de Presidente Prudente e servidor técnico da Unesp/Câmpus de Ourinhos.
Juliana Marina Zanata: mestra em Geografia pela FCT/Unesp/Câmpus de Presidente Prudente (02 anos de IC FAPESP).
Julio Cesar Demarchi: doutor em Geografia pela FCT/Unesp Câmpus de Presidente Prudente e servidor administrativo na Unesp/Câmpus de Ourinhos.
Lucas Vituri Santarosa: doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geociências e meio ambiente da Unesp/Câmpus de Rio Claro (02 anos de IC FAPESP).
Renata Correia Costa: mestra em Ensino e História das Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora efetiva de Geografia pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (01 ano de IC FAPESP).
et al.
Pedimos desculpas aos demais pesquisadores que não constam nessa lista, mas encontram-se nos links a seguir. O objetivo era ilustrar o desdobramento profissional de alguns deles e criar a motivação para que os interessados saibam mais desses e outros egressos e da sua produção.
Como visto, ao longo desses 14 anos de pesquisa, muitos desses egressos atualmente estão inseridos em importantes Programas de Pós-Graduação, seja na Geografia ou outras áreas do conhecimento. Outros já concluíram essa etapa e atuam em empresas particulares ou instituições públicas. Eis alguns exemplos dos nossos egressos que realizaram pesquisa no Laboratório de Geologia e Pedologia, agora, Ana Primavesi.
Que o encontro seja profícuo!
linhas de pesquisa do labgeolped
Planejamento ambiental
OBJETIVO: Predizer impactos ambientais negativos, em especial no recurso natural solo, visando contribuir para um adequado planejamento urbano ou rural.
SOLOS URBANOS
Objetivo: Caracterizar e predizer o comportamento dos solos urbanos como uma categoria que se diferencia no contexto pelológico pela diversidade de materiais antrópicos.
Física e química de solos
OBJETIVO: Determinar alterações físicas e químicas dos solos, sejam eles rurais ou urbanos, para fins de classificação e planejamento ambiental.
educação em solos
Objetivo: Trabalhar educação ambiental tendo como eixo principal o recurso natural solo; elaborar materiais didáticos para subsidiar conceitos e conteúdos da pedologia; oferecer cujos de formação inicial e continuada para professores, preferencialmente da rede pública de ensino.
ÁREAS URBANAS E RURAIS DEGRADADAS
Objetivo: Monitorar, dimensionar e intervir em quadros de erosão urbana e/ou rural; avaliar o grau de alteração de propriedades físicas e químicas dos solos degradados.
manejo ecológico do solo
Objetivo: Difundir os princípios do sistema agroflorestal como condição para garantir solos vivos e sadios.
TRABALHOS REALIZADOS COM O financiamento DA FAPESP
Indicadores químicos da qualidade do solo de parte da gleba II do assentamento rural horto Aimorés, municípios de Bauru e pederneiras/sp
-
Orientand@: Maria Lucila Abacherly
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: janeiro de 2015 - dezembro de 2015
Caracterização física dos solos degradados por erosão hídrica e implantação de técnicas de recuperação no assentamento rural terra nossa/aimorés, municípios de Bauru e Pederneiras/SP
-
Orientand@: Lucas Vituri Santarosa
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: março de 2011 - fevereiro de 2013
-
Orientand@: Edmilson Fernando Mioto
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: agosto de 2010 - julho de 2011
-
Orientand@: Gabriel Ferreira Damasceno
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: março de 2010 – fevereiro de 2012
Elaboração e classificação de um macropedolito e perfis de depósitos tecnogênicos resultantes do uso e ocupação do solo no córrego das FURNAS
-
Orientand@: Ernesto Vendramini Bergamaschi
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Eliete Gomes
-
Bolsista FAPESP: agosto de 2007 a julho de 2008
DETERMINAÇÃO DA EROSIVIDADE DA CHUVA DE PARTE DA UNIDADE DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS DO MÉDIO PARANEPANEMA
-
Orientando: Leônidas Mantovani Malvestio
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Eliete Gomes
-
Bolsista FAPESP: setembro de 2007 - fevereiro de 2008
-
Orientand@: Angélica Scheffer da Motta Abrantes
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: abril de 2012 - janeiro de 2014
Análise da estrutura agrícola, fundiária e da gestão da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) nas microbacias do Córrego Fundo e do Pinho-Água do Jacu e Mundo Novo quanto à agricultura familiar no município de Ourinhos, SP
-
Orientand@: Camila Al Zaher
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: maio de 2011 - abril de 2012
-
Orientand@: Helena de Mello Canato
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: Agosto de 2009 – Março de 2010
-
Orientand@: Juliana Marina Zanata
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: Setembro de 2008 – Agosto de 2010
Monitoramento da erosão hídrica e avaliação de algumas propriedades físicas dos solos da área degradada às margens da rodovia Transbrasiliana, km 345, Ourinhos/SP
-
Orientand@: Anahi Chimini Sobral
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: Setembro de 2008 - Junho de 2011
Classificação de possíveis antropossolos e recuperação de áreas fortemente degradadas por erosão acelerada no contexto do antropoceno na área de proteção ambiental do timburi, município de presidente prudente/sp
-
Orientand@: Mariana dos Santos Moreno
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista FAPESP: julho de 2021 - em curso
TRABALHOS REALIZADOS COM O financiamento De outras entidades
análise das disciplinas de pedologia nos cursos de geografia da universidade estadual paulista nos campus de presidente prudente, rio claro e ourinhos: o tema solos na formação inicial de professores
-
Orientand@: Estevão Conceição Gomes Junior
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista PROPe: outubro de 2014 a agosto de 2015
O uso de agrotóxicos e a possível relação com a incidência de casos de câncer: uma análise sobre a saúde dos camponeses do assentamento rural Companheiro Keno, Jacarézinho/PR
-
Orientand@: Murilo Henrique Rodrigues de Oliveira
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
ASA II: Jakson José Ferreira
-
Bolsista PIBIC: 2016
Trabalhos de Conclusão de Curso
Alterações físicas e químicas dos horizontes superficiais de Latossolos Vermelhos e Nitossolos Vermelhos em diferentes tipos de uso e ocupação na microbacia do ribeirão São Domingos, município de Santa Cruz do Rio Pardo-SP
-
Orientand@: Júlio Cesar Demarchi
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
Ano de conclusão (graduação em Geografia): 2010

Análise da estrutura agrícola, fundiária e da gestão da Coordenadoria de Assitência técnica Integrada (CATI) nas microbacias do córrego Fundo e do Pinho quanto à agricultura familiar no município de Ourinhos/SP
-
Orientand@: Camila Al Zaher
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
Ano de conclusão (graduação em Geografia): 2012

Identificação de metais pesados e análise de algumas propriedades físicas e químicas do solo da área e adjacências do aterro controlado de resíduos sólidos urbanos e do antigo lixão do município de Ipaussu/SP
-
Orientand@: Edmilson Fernando Mioto
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
Ano de conclusão (graduação em Geografia): 2013


Caracterização física e química dos solos degradados por erosão hídrica e implantação de técnicas de recuperação nop assentamento rural Nova Esperança, município de Euclides da Cunha Paulista/SP
-
Orientand@: Lucas Vituri Santarosa
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
Ano de conclusão (graduação em Geografia): 2014


Análise do processo de deformações no reboco de paredes: identificação das possíveis causas e consequências na vila Sá e jardim Brilhante, município de Ourinhos/SP
-
Orientand@: Angélica Scheffer da Motta Abrantes
-
Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi
-
Ano de conclusão (graduação em Geografia): 2014

